quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CASA DO PATRIMÔNIO NA REPÚBLICA DO VER O PESO

Casa do Patrimonio - PAOs comerciantes do mercado do Ver-o-Peso, em Belém do Pará, estarão reunidos no próximo dia 30 de novembro para conhecer o projeto Casas do Patrimônio e assistir ao vídeo, realizado durante o a produção do Inventário Nacional de Referências Culturais realizado sobre o Ver-o- Peso. A iniciativa, coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, por meio da equipe do Departamento de Articulação e Fomento – DAF e da Superintendência do Iphan no Pará, tem como objetivo a implantação do espaço destinado à educação patrimonial e atividades ligadas à cultura, que deverá ser instalado em um dos principais cartões postais de Belém, o Solar da Beira, no mercado Ver-o-Peso. Os trabalhos nesse sentido começaram no início do mês reunindo, no auditório da superintendência do Iphan-PA, entre 9 e 11 de novembro, representantes de diversas instituições na Oficina Casas do Patrimônio: Aspectos Conceituais e Implantação no Estado do Pará.
O objetivo do encontro foi apresentar a proposta para constituição e implantação da Casa do Patrimônio no Estado do Pará e debater sobre o conceito e sua adequação à realidade local. Foram identificadas parcerias interessadas na implantação, manutenção e na realização das atividades na Casa. A equipe do DAF apresentou as atividades de Educação Patrimonial que já acontecem na Rede Casas do Patrimônio, como na Chapada do Araripe – CE, Iguape – SP, Ouro Preto – MG, João Pessoa – PB, Recife – PE entre outras. A oficina possibilitou também bem identificar a possibilidade de implantação de Casas do Patrimônio em outros municípios do Estado, como Óbidos, Vigia e Belterra, incluídos no PAC Cidades Históricas. Existe ainda possibilidade de instalação de Casa do Patrimônio em uma comunidade quilombola, uma proposta da Associação Quilombolas Unidos de São Domingos do Capim.
Algumas instituições presentes já assumiram fazer parte da parceira, entre elas a Prefeitura de Belém, Governo do Estado do Pará, ONG Fotoativa, ONG Fórum Landi/UFPA, Centro de Memória da Amazônia/UFPA, ONG Noolhar, Associações de Feirantes do Ver-o-Peso, Associação de Quilombolas de São Domingos do Capim, Prefeitura de Vigia, representantes do município de Óbidos, Belterra e Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.
Educação Patrimonial nas Casas do Patrimônio
A Casa do Patrimônio é um espaço educativo para aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. O objetivo é oferecer um espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social.
É um espaço cultural, multimídia, voltado para a memória, aprendizagem e divulgação das diversas manifestações culturais. Outras informações sobre o Projeto Casas do Patrimônio estão disponíveis na internet no endereço http://educacaopatrimonial.wordpress.com/casas-do-patrimonio
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Daniel Hora – daniel.hora@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-6187 / 2024-6194 (61) 9972-0050
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Um comentário:

  1. Tomara que desta vez, aquele imovel consiga perpetuar sua ocupação, pois até agora todas as tentativas feitas, falharam.

    Dulce Rosa

    ResponderExcluir