FELIZ ANIVERSÁRIO, BIA: DIA DA MULHER!

Rosa cor-de-rosa Grande plano


Ana Beatriz,

Feliz coincidência do dia do teu nascimento com o DIA DA MULHER, em 8 de março de 2004, nesta cidade morena de Belém do Grão-Pará, na Amazônia brasileira.

Através deste modesto blogue, no teu nome querida neta Bia; eu presto homenagem a todas mulheres da minha vida: minhas avós Antônia, Maria Joana e "avó" postiça Sophia (na verdade minha tia, irmã e mãe adotiva de meu pai); minha mamãe Othilia; tia Armentina (minha segunda mãe), minhas manas Socorro e Conchita - a amiga, amante e companheira, minha senhora Palmira de Nazaré que me deu todos vocês e trilhos à minha biografia nômade -, minha querida filha Araci e suas primas (deixo de citar nominalmente, por que a lista é longa e tenho medo de esquecer alguma destas meninas, queridas como filhas...) e as minhas queridíssimas netinhas Clarinha, Lulu, Maria Eduarda (sobrinha-neta) e, em breve, mais a tua maninha Ana Sophia queridinha antes mesmo de nascer, as quais contigo são as riquezas de nossa família. 

Sem esquecer nossa grande família com a quantidade de sobrinhos, primos e netos, descendentes de avoengos que se perdem no passado deste e outros países do velho e novo mundo...

Todavia, Bia; esta homenagem de vovô blogueiro não estaria completa se esquecesse tantas outras "netinhas" da Criaturada grande de teu tio-bisavô Dalcídio: que são, com toda a criançada das chamadas populações tradicionais, o futuro de nossa terra Amazônia ribeirinha.

São vocês, meninas e meninos, as esperanças de um mundo mais feliz. Nesta homenagem sentimental, peço desculpas Bia - por mim mesmo e outros avós - a você e tua geração pelo fato de que apesar de muitos sonhos e lutas ganhas ou perdidas; nós não fomos capazes de deixar a vocês um mundo melhor. Notadamente, no que se refere à condição da Mulher.



Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de Março.
A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
A data serve ainda para recordar as conquistas das mulheres  e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico é outro dos objetivos do Dia Internacional da Mulher.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas