vou de bubuia, vou navegando pela beira do rio de Heráclito.

Resultado de imagem para fotos Jose Varella






Resultado de imagem para imagens mario quintana o diabo é deixar de viver



Há muito tempo, o rio Marajó-Açu queria me afogar
A cobra grande Boiuna, mãe do rio, paresque
Ia me levar pro fundo onde estão outros curumins
E cunhatains encantados, pra brincar na maré 
Com os peixinhos e mariscos da escolinha dos caruanas. 

Escapei por milagre e pra consolar a minha mãe prometi 
Nunca mais morrer fosse de morte morrida ou matada.
Cheio de fé garanti a ela que iria ficar pra semente...
Que um menino não promete quando vê sua mãe triste?
Promessa de criança desafia o anjo da guarda
Meu zeloso guardador que minha santa mãezinha
Evocava noite e dia, disse ele então "amém, meu curumim"...

Foi assim que eu fui crescendo na vida no seio da família,
Bons e maus momentos sucederam.
Eu vivia distraído dos perigos desta vida
Quando completei 18 anos de idade
Não lembro o dia nem lugar daquela data passada
Entre chuvas e esquecimentos de brancas nuvens.

Hoje que completo 81 outubros busquei recordar aquele dia
Corria o ano de 1955 e eu habitava o paraíso
Sem saber datas de aniversários e feriados
Descalço e nu da cintura pra cima, despido de maldade
Todo santo dia era apenas dividido pela maré seca
E a maré cheia de graça, mesmo quando a lua
Não dava de comer...
Eu era dono do mundo e tinha remo e canoa boa.
Até hoje em minha mente guardei portulanos
Daqueles ingênuos descobrimentos juvenis...

O inferno, verde porém malvado, me expulsou da minha terra
Tive de morar na cidade e aprender a sobreviver
Na selva de pedra e asfalto longe do mato onde cresci.
Por isto me refugiu hoje no reino encantado:
Aqui e agora eu refaço os 18 verdes anos de minha vida.
Viverei para sempre dentre ramagens que a brisa balança,
Dentre ninhos e cantares de aves sonoras,
Correrei junto ao gado do vento nas campinas,
Serei pescador, gapuiador, mariscador, canoeiro,
Serei rei do infinito e dormirei com a mulher dos sonhos meus
Por toda a eternidade entre as estrelas do céu
E as saudades eternas da terra humana.

Comentários

Postagens mais visitadas